Que as Asas da Liberdade Nunca Percam Uma Pena

Por Alessandro silva.

Liberdade: 1.Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação. 2. Estado ou condição de homem livre. 3. Confiança, intimidade (ás vezes abusiva).
Liberdade em Filosofia quer dizer: maneira negativa, a ausência da submisão, da servidão e determinação.ela qualifica a independência do ser humano de uma maneira mais benéfica, isto é,Liberdade é a autonomia e a espontaniedade de um sujeito racional,ela qualifica a sua condição de comportamento humano voluntário.

Acima está o que o dicionário da língua portuguesa e a Filosofia tem a esclarecer a respeito de liberdade, é o significado gramatical ou até literário da palavra liberdade, mas seu significado segundo o dicionário se aplica a realidade? Deus nos deu o livre arbítrio , mas esse “livre arbítrio” não pode ultrapassar os limites de seus mandamentos , a sociedade diz que somos livres pra ir e vir a qualquer hora, é o nosso direito, mais as vezes somos barrados em várias situações em nosso cotidiano reprimido, livre arbítrio, condição de ser livre, liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, será que algum desses estados da liberdade se faz presente em nossa sociedade? O que é ser livre? Será que você é livre?
Quando mais jovens ansiamos por liberdade aos nossos pais, poder ir onde quiser, chegar a hora que quiser em casa sem repressão,mas enquanto vivemos sobre o teto deles temos que obedecer sua regras, e essas restrições são até benéficas para nós, mas só nos damos conta disso mais tarde as vezes bem mais tarde, os limites que nossos pais nos impõem nos dão uma pequena dimensão acerca da liberdade bem desfrutada, mais embora nossos pais soltem um pouco as rédeas não quer dizer que somos totalmente livres, alguns até confundem confiança com liberdade, mas a verdade que nenhum pai quer que o filho seja livre porque pra eles ser livre para um filho é se livrar dos pais.
Passando essa fase que vivemos sobre a supervisão de nossos pais sentimos o vento da liberdade soprar em nossos rostos, porém essa brisa logo cessará, pois estamos livres das rédeas de nossos pais mas outras correntes nos capturaram.
Uma dessas correntes que nos prendem e nos fazem cativos mesmo estando “livres” é a insegurança, que nos cerca por todos os lados e essa insegurança traz consigo o medo ,pois não temos liberdade de ir e ver sem o medo de que algo aconteça, como assaltos, seqüestros, agressão física por fanáticos preconceituosos, isso mos faz reféns de um sistema falho, que transformam nossas casa em prisões, pois temos que nos cercar de grades, câmeras de vigilância e seguranças armados.
Não estamos seguros em lugar algum e tão pouco liberdade, pois existem olhos e olhos mecânicos nos observando a cada passo dado e a cada segundo, e por todos os lados, isso é o Big Brother urbano , olhos que supostamente são para nos trazer segurança se torna incômodo em muita das vezes .

Deus criou o Homem para ser livre, mas o homem quis ser livre de Deus e ficou escravo do próprio homem, e visto que se escravizou vieram a lutar pela liberdade que havia desprezado, se não foi pelo amor será pela dor.

Mas o que Deus disse a respeito de liberdade?
Eis então:

Res: 1 – Levítico 19:20
E, quando um homem se deitar com uma mulher que for escrava, desposada com um homem, e que não for resgatada, nem se lhe houver dado liberdade, então ambos serão açoitados; não morrerão, pois ela não era livre.

Res: 2 – Levítico 25:10
E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus habitantes; ano de jubileu será para vós; pois tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.

Res: 3 – Salmos 119:45
e andarei em liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.

Res: 4 – Isaías 61:1
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

Res: 5 – Jeremias 34:8
A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias, depois que o rei Zedequias fez um pacto com todo o povo que estava em Jerusalém, para lhe fazer proclamação de liberdade,

Res: 6 – Jeremias 34:15
E vos havíeis hoje arrependido, e tínheis feito o que é reto aos meus olhos, proclamando liberdade cada um ao seu próximo; e tínheis feito diante de mim um pacto, na casa que se chama pelo meu nome;

Res: 7 – Jeremias 34:17
Portanto assim diz o Senhor: Vós não me ouvistes a mim, para proclamardes a liberdade, cada um ao seu irmão, e cada um ao seu próximo. Eis, pois, que eu vos proclamo a liberdade, diz o Senhor, para a espada, para a peste e para a fome; e farei que sejais um espetáculo de terror a todos os reinos da terra.

Res: 8 – Ezequiel 46:17
Se, porém, der um presente da sua herança a algum dos seus servos, será deste até o ano da liberdade; então tornará para o príncipe; pois quanto à herança, será ela para seus filhos.

Res: 9 – Lucas 4:18
O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

Res: 10 – Atos 7:25
Cuidava que seus irmãos entenderiam que por mão dele Deus lhes havia de dar a liberdade; mas eles não entenderam.

Res: 11 – Atos 26:26
Porque o rei, diante de quem falo com liberdade, sabe destas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.

Res: 12 – Romanos 8:21
na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Res: 13 – I Corintios 8:9
Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos.

Res: 14 – I Corintios 10:29
consciência, digo, não a tua, mas a do outro. Pois, por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência de outrem?

Res: 15 – II Corintios 3:17
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.

Res: 16 – Gálatas 2:4
e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar;

Res: 17 – Gálatas 5:1
Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.

Res: 18 – Gálatas 5:13
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.

Res: 19 – Filemom 1:8
Pelo que, embora tenha em Cristo plena liberdade para te mandar o que convém,

Res: 20 – Tiago 1:25
Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.

Res: 21 – Tiago 2:12
Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.

Res: 22 – I Pedro 2:16
como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus.

Res: 23 – II Pedro 2:19
prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.

Deus nos fez livres, mas o próprio homem se escravizou, mas não se acomodou e foi a luta literalmente para recuperar sua liberdade .
Mas foi vencida a batalha mas a guerra ainda está sendo travada e está longe de acabar,vai se prolongar por séculos e séculos, cabe a nós mudar esse patamar e dar um brado de liberdade pelos quatro ventos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s