Heróis Não São Feitos de Aço.

Por Alessandro Silva

Heróis não são feitos de aço,constatei isso há um ano atrás,em agosto do ano passado quando perdi um de meus heróis,meu avô materno Gabriel Pinto,o qual carrego o sobrenome “Pinto” meu nome do meio,nunca me envergonhei dele embora tenha sofrido muitos bullings por causa do nome na época da escola,herdei o sobrenome e meu filho o nome,dei o nome dele a meu primeiro filho ,Gabriel hoje com 5 anos ,isso deu muito orgulho a ele.

Quando meu avô adoeceu,teve um princípio de derrame cerebral que gerou um coagulo,ficou internado algumas semanas, ao longo do tempo ele foi ficando fraco debilitado e pegou uma pneumonia hospitalar e veio a falecer.A maioria de sua estadia no hospital eu passei com ele o acompanhando,as vezes durante o dia,outras durante a noite ,meu avô era ativo,aposentado mas ainda exercia alguns serviços de jardinagem para uma família que trabalhava já há anos antes mesmo de eu existir,ele também tinha sua própria fazendinha,um terreno pequeno em que plantava de tudo,frutas,verduras,hortaliças,etc…cuidava de tudo com muito zelo,visitava seu pedaço de chão todos os dias,ficava há uns 10 minutos de sua casa, e ele fazia esse percurso de bicicleta,sempre,nunca se queixava,isso mostra o quanto ele era ativo,forte,determinado,me inspirava muito,sempre me ajudava quando precisava,lembro-me de quando o visitava e ele me perguntava:

-Precisa de alguma coisa Leleco( é como minha família e alguns amigos me chamam,desde de que me entendo por gente,que foi ontem.rsrsrsr)

E eu respondia:

-Não vô! Só vim visitar mesmo.

Ele perguntava isso por causa de meus primos que só apareciam quando precisavam de dinheiro ou alguma outra coisa,já era mecanismo dele perguntar isso,mas ainda que eu precisasse e já precisei ela nunca me negou nada,sempre esteve pronto a me ajudar,então perder algumas noites de sono com ele no hospital seria pouco em comparação ao que ele já fez por mim enquanto esteve aqui,e ainda faz mesmo não estando fisicamente aqui.

Lá observando ele e outras pessoas enfermas que lá haviam,percebi o quanto o ser humano é forte, e ao mesmo tempo tão frágil como um papel que dobra e rasga,meu avô é um exemplo disso,me doía ver um homem tão forte que me inspira padecendo em uma cama de hospital.Suas forças estavam se esgotando aos poucos mas por dentro continuava o mesmo,com o tempo ele ficou mais fraco e tinha poucos momentos de lucidez e quando acontecia ele perguntava da minha avó que estava em casa,saudades e preocupação,pois essa situação nos pegou de surpresa pois todos esperavam que minha avó fosse adoecer e nos deixar primeiro,pois era mais debilitada do que meu avô,tanto que em casa ele tomava conta dela,cozinhava,lavava enfim tomava conta da casa,ali eu via um exemplo de vida inspirador,mas não só com meu avô que aprendi uma lição valiosa naquele leito de hospital,havia um senhor ao lado,não me lembro o nome dele,mas ele embora estivesse com dois tumores na cabeça,um prestes a consumir o outro, e ele ali esperando ser levado a mesa de operação,mas nunca o vi esmorecido ,sempre ativo,conversando,rindo,dando conselhos a sua filha que o acompanhava ali,as vezes até puxava conversa com meu avô.Em um polo totalmente diferentes vínhamos pessoas com enfermidades muito mais amenas e totalmente fracas de espírito,deixando se abater por tão pouco,a realidade dentro de um hospital é feia,horrenda nos faz refletir muito sobre a nossa vida,muitas das vezes ainda blasfemamos,reclamamos de boca cheia,mas há pessoas com problemas muito mais elevados que os nossos,seja problemas de saúde,emocional,financeiro, não importa, nós sempre nos diminuímos,seja por sentimento de inferioridade

Ou por clamor a atenção do próximo, o ser humano em geral dá muito mais ênfase ao problema do que a solução do problema, fica tão estagnada com a sua cruz que se esquece de olhar pro lado e ver o próximo que está com uma cruz muito maior que a dele própria ,e muita das vezes nos recusamos a ajudá-la,pois sempre dizemos que já temos problemas demais e não precisamos nos meter nos problemas dos outros,mas felizmente há aqueles que carregam sua cruz e ainda conseguem forças para ajudar o próximo a carregar a dele,meu avô era um desses não importava seus problemas ele sempre estava disposto a ajudar quem fosse,mas de onde vem essa força? Que faz o ser humano superar sua dor,vencer o invencível ,somos fortes e não sabemos,pois essas pessoas que fazem isso são como eu e você,elas não tem superpoderes ,são pessoas comuns que são ao mesmo tempo extraordinárias,essas pessoas que nos inspiram a sermos pessoas melhores,que fazem nossos problemas serem nada comparado a elas,a força para superar os obstáculos da vida está dentro de nós,ocultas no subconsciente,nosso corpo pode padecer mas nossa identidade,nosso caráter,prevaleceram,nossa força interior,nossa fé vai nos manter imunes a fraqueza humana,a capacidade de sermos fortes quando temos que ser forte,não para nós mesmos e sim para alguém,mas é claro que ninguém e feito de aço,estamos sujeitos a cair,padecer,mas o que deixaremos pra trás?, qual o legado que deixaremos para as próximas gerações? O exemplo que deixaremos para nossos filhos.

Por mais que sejamos fortes,pensamos ser imunes a tais coisas,saiba que todos nó temos um ponto fraco,um calcanhar de Aquiles,existe uma Kriptonita para todos nós,e quando chegar a hora de sermos colocados a prova temos que demonstrar força embora por dentro estejamos despedaçados,que embora venhamos a padecer que nosso espírito esteja intacto,e que possamos dar importância ao que realmente importa: as pessoas,na vida tudo passa não importa o que tu faça,pessoas passam pela nossas vidas, pessoas que não vão mais voltar,o que vai ficar é só a lembrança dela,se for boa,legal,se for má,eu lamento,pois não adianta se lamentar por aqueles que se foram,lamentar por coisas que disse e não deveria ter dito,coisas que não disse e deveria ter dito,não deixe pra amanhã o que você deveria ter feito ontem,pode não haver mais tempo,e não adianta se lamentar,derramar lágrimas,elas secaram em vão,quando alguém se vai,os que ficam fazem um despedida,um evento fúnebre para aquele ente querido,e enchem de flores,homenagens,isso deveria ter sido feito enquanto a pessoa estava aqui para ver e receber tal homenagem,ouvir aquela palavra de amor,mau avô era meio durão daqueles que não demonstra muito o que sente,pois já estava resentido pois já havia enterrado dois filhos, e é muito doloroso para um pai enterrar os filhos,mas mesmo assim por fora não se abalou,por fora,pois sei que por dentro sei que sentiu muito a perda,ele tinha que ser forte pela minha avó,que ela sim até hoje está abalada com a perda dos filhos e com a soma da perda do marido,ele se manteve forte o quanto pode,mas como disse ninguém é feito de aço,e embora ele não fosse feito de aço,não tivesse uma armadura de ferro,tão pouco um martelo do trovão,ele era e sempre será meu herói,nunca tive a oportunidade de lhe dizer isso,o quanto me orgulho dele como homem,como pai,como avô,embora ele tenha padecido por uma enfermidade,a lembrança de um homem fraco em uma cama de hospital não é o legado que ele deixou pra mim, o que lembro,   e que tenho orgulho é a lembrança de um homem bom e forte,muito forte, e embora ele não esteja aqui fisicamente o que aprendi com ele vai me acompanhar sempre,um exemplo de força,exemplo de vida e essa chama eu não deixarei se apagar,nunca,pois os verdadeiros heróis não são feitos de aço,mas o meu herói,pra mim,ninguém pode derrotar pois ele ainda está vivo em mim,e a lição que ele passou pra mim vão me acompanhar por todos os meus dias.

 Este post foi escrito ao som de Alanis Morissette – Havoc And Bright Lights (2012)

Sempre que ouço essa música lembro do meu avô,então essa é pra ele “My Hero” do Foofighiters , para o meu Herói.

 

 

2 comentários sobre “Heróis Não São Feitos de Aço.

Deixe um comentário

