Então Tá!Vamos Falar de Música[Sertanojo Universitário]

Por Alessandro Silva.

Se Raul ou Renato estivessem vivos para ver o que aconteceu com a música hoje,eles se matariam.

Um assunto tomou contas das redes sociais e até foi parar na TV nos ultimos dias,foi o desabafo de Supla ao se referir ao Sertanejo Universitário a Sertanojo,isso porque ele se irritou com um candidato no programa Idolos da Rede Record,e o cantor leonardo foi em defesa do gênero Em entrevista ao Domingo Espetacular (Record), o cantor Leonardo respondeu, sem citar nomes, às críticas que Supla fez ao sertanejo no programa Ídolos (Record), chamando o ritmo de “sertanojo”.

— Tem gente na televisão brasileira hoje falando mal do sertanejo, falando mal do “sertanojo”.

O cantor se irritou com o roqueiro e o acusou de fazer marketing pessoal.

— Eu assisto ao programa, a única que pega é chamar o sertanejo de sertanojo. Se ele estiver fazendo isso para marketing, está dando certo. Eu estou muito irritado com esse negócio.

Supla se defendeu, dizendo que foi apenas um desabafo sobre o atual momento do gênero.

— Tem gente querendo ganhar dinheiro e esquece a canção, o amor pela música.

Leonardo ainda disse que nada de bom foi feito no rock nos últimos 15 anos. Supla rebateu.

— Tem coisa boa sim. Isso é falta de informação dele, com todo o meu respeito.

Supla chamou o sertanejo de sertanojo.

ENTÃO VAMOS AS VIAS DE FATO.

Bem também não sou fã de sertanejo seja qual for,o que na verdade Supla quis mesmo dizer é que em geral a música brasileira não é mais como era antes,os músicos,cantores,compositores e principalmente as gravadoras estão mais preocupadas em fazer dinheiro do que fazer música boa,antigamente música era considerada ARTE,hoje em dia é apenas um PRODUTO de mercado,os cantores não são mais artistas e sim garotos propaganda de um produto a ser vendido,não se leva mais em consideração uma boa letra,uma boa melodia,arranjos bem trabalhados e sim o ganho que a música vai trazer para o “artista” e a gravadora,a maior parte da culpa é das próprias gravadoras que pregam isso a seus contratados,por isso tantas bandas como Foofighiters,Detonautas R.C,Fresno,Blink 182,entre outras,pois a gravadora estav inpondo um tipo de música totalmente diferente da identidade das bandas,querendo que elas fizessem música comercial.
A internet e os downloads grátis contribuiu muito para a queda de vendas dos discos,mas a culpa não foi só da internet,ois música boa ainda vende mesmo com a internet,o exemplo é o Itunes que vende bastante música online e outros sites pagos também,ultimamente o gênero de música infantil tem vendido bastante cds,o que tem feito artistas já populares a gravarem cds de música infantil tentando alcançar a criançada,além daqueles que fazem música infantil mesmo,como Patati e Patatá,Xuxa Só Para Baixinhos,Galinha Pintadinha,etc…mas pessoalmente não vejo isso como a salvação do cd,pois cd de música infantil não é música e sim brinquedo,e brinquedo ainda vende,e muito,acredite tenho dois filhos,sei do que estou falando.
O que vejo por ai é música comercial e de baixa qualidade,temos exemplos é esse pessoal do sertanejo mesmo,pois qualquer rima vira Hit,letras sem sentido nenhum,sem poesia,o cara dá uma testada no teclado do PC,Pronto tai a letra da música,qualquer tchu tcha tcha,/tchê rêrê tchê tchê vira letra de música,é foda,e pior e que o povo sem cultura gosta disso.

Veja você prefere isso…

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

“Garota de Ipanema” Tom Jobim.

A isso…

Nossa, nossa
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Delícia, delícia
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego

“Ai se Eu te Pego” Michel Teló.

Você vai trocar Isso…

Eu já ultrapassei a barreira do som
Fiz o que pude às vezes fora do tom
Mas a semente que eu ajudei a plantar já nasceu
Eu vou
Eu vou m’embora apostando em vocês
Meu testamento deixou minha lucidez
Vocês vão ver um mundo bem melhor que o meu

“A Geração da luz” Raul Seixas.

A isso…

E agora eu fiquei doce igual caramelo,
To tirando onda de Camaro amarelo.
E agora você diz: vem cá que eu te quero,
Quando eu passo no Camaro amarelo.

“Camaro Amarelo”Munhoz&Mariano.

O que é isso,que mensagem essas músicas passam para essa geração,a letra de Raul Seixas diz:”Vocês vão viver um mundo bem melhor que o meu”,em relação a música não estamos não Raul sinto muito,infelizmente aquele tempo música era arte de verdade.
As pessoas não cantam um gênero em que realmente tem paixão e sim o que está na moda,por isso não tem emoção ao vê-las cantar,por isso a indignação de Supla com o sertanojo universitário,fico puto com isso também,mas ele é uma figura pública e por isso o fato repercutiu tanto na ultima semana,lamentávelmente esse é o cenário da música no Brasil,músicas sem sentido nas letras,sem melodias marcantes,músicas chicletes,com apelo sexual,apenas marketing de um produto,e isso não é só no sertanojo universitário,no Pop,no rock[Cine,Restart]no Funk,até no pagode,no samba que tinham os compositores mais poetas,estão se submetendo a esse vírus da música,mas há salvação felizmente existe música boa ainda no Brasil e no mundo,um artistas que tenho ouvido e são extremamente talentosos são artistas novos como Tulipa Ruiz,Cícero,SILVA,Tiago Iorc,entre outros,tomara que essa nova geração resgate a música brasileira e que ela possa ser chamada de arte novamente.

Este Post foi escrito ao som de 30 Seconds To Mars – Greatest Hits.

 

Um comentário sobre “Então Tá!Vamos Falar de Música[Sertanojo Universitário]

  1. olha aqui cada um gosta do que que. Este imbecil deste filho de petralha que só tà na tv porque é filho de petralhas fica humilhando os outros. quem este nojento pensa que é?

Deixe um comentário

