Menor+Álcool-Proibido Mas Ninguém Liga.

Por Alessandro Silva

Sem título

 

De acordo com a Lei nº 14.592:
Proíbe vender, ofertar, fornecer, entregar
e permitir o consumo de bebida alcoólica, ainda
que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito)
anos de idade, e dá providências correlatas.

O Ministério da Saúde ainda adverte com intuito de conscientizar:“A BEBIDA ALCOÓLICA PODE CAUSAR
DEPENDÊNCIA QUÍMICA E, EM EXCESSO, PROVOCA GRAVES MALES
À SAÚDE”;

Mas porque ainda vemos muitos adolescentes comprando e consumindo bebida alcoólica por ai, falta educação por parte dos pais, falta conscientização por parte dos educadores e da saúde e ainda mais importante falta fiscalização por parte das autoridades, fiscalizar e punir os pais do adolescente que for pego comprando ou consumindo bebida alcoólica, punição ao estabelecimento comercial que for descoberto que vendeu a um menor, e ao estabelecimento, bar, clube, show que for comprovado que menores consomem bebidas nestes locais, emfim, falta da parte de todos consciência do mal que o álcool faz.
Isso vem de berço, ao ver os pais beberem logo os filhos vão segui-los, pois bem sabemos que os filhos não seguem os bons exemplos dos pais, mas nem todos são assim, eu por exemplo se seguisse o mal exemplo do mau pai beberia e fumaria, beber ele parou mas ainda fuma e nunca na minha vida chegou, sentou e me disse para não beber ou fumar como um pai deve fazer, eu não o ouviria é claro, você não vai atender um pedido de não beba, não fume de um cara que bebe e fuma, eu tinha minha própria opinião sobre o assunto e já tinha consciência de que beber e fumar não é legal, mas então por que tantos adolescentes ainda caem na besteira de experimentar para saber por si só se é ruim ou não, eu nunca fumei um cigarro sequer em toda minha vida, nem gostava de tocar em cigarros, quando menor meu pai me mandava comprar cigarro pra ele, eu odiava, eu também nunca experimentei cerveja, mas não precisei experimentar para saber que é furada, além de fazer mal a saúde é um habito ou um vício horrível pelo meu ver, por exemplo já dispensei umas minas até jeitosinhas apenas pelo fato de elas fumarem, não é preconceito, só não gosto de estar em ambientes em que pessoas fumam ou consomem álcool, mas hoje em dia isso é difícil de não se encontrar por aí, a cada esquina há uma roda de cerveja e por cima aquela neblina de nicotina como uma nuvem negra sobre suas cabeças, como eu disse sempre foi proibido a venda de álcool e cigarro a menores de 18 anos,mas sempre comprei cigarro para meu pai e nunca fui advertido pelos comerciantes, uma tática que usava para me livrar desse infortúnio foi dizer ao meu pai uma vez que o moço da venda não venderia mais pra mim por que eu era menor, funcionou até eu fazer 18, mas como disse nunca fui barrado e isso é o que acontece com todo adolescente que compra bebida em bares, supermercados ou biroscas por esse país, quando eu era adolescente tinha um point certo no meu bairro onde todo bairro se reunia, lá era uma lanchonete com música ao vivo nos fins de semana, adolescentes, jovens e adultos todos juntos, e eu via muitos desses adolescentes comprando e se embriagando tendo a té que ser carregados de volta pra casa, e vocês se perguntam que diabos eu fazia lá então se não bebia, bem eu estava lá pela companhia de meus amigos, pela música que era ótima e pelas minas é claro, mas isso é passado hoje sou casado e o lugar acabou e junto com ele meu bairro que não tem mais nada de bom, mas aquele lugar era prova viva da cultura da bebida e não também de outras drogas, pois sim bebida álcóolica é droga sim e se engana quem pensa o contrário, alguns dizem que é uma das piores pois é legalizada, e acessível a qualquer um, inclusive uma criança o que faz elas se viciarem muito cedo e ser mais difícil o abandono.
Mas o que é tão convidativo na bebida que faz com que adolescentes se viciem tão rápido, eu não sei nunca experimentei, mas isso não quer dizer que não saiba dos malefícios que ela traz para nossa saúde e para a sociedade, pois ela tem destruído lares inteiros, a cada gole uma mulher é agredida pelo marido bêbado, a cada rodada um adolescente entra em coma alcoólico, a cada saideira um motorista embriagado provoca acidentes na estrada e toma vidas de inocentes, inocentes que nem sequer bebem, isso é triste, mas muitos não aceitam essa realidade, foi criada a lei seca para inibir os que bebem e dirigem, deve se fazer uma lei mais dura para aqueles que vendem bebida para menores, e para os responsáveis de um menor que for pego bebendo seja onde for, mas isso vai ser difícil de acontecer pois envolve muitos fatores, como ter mais fiscalizadores nas ruas sejam policiais, membros do conselho tutelar, emfim, e envolve os comerciantes também, pois eles serão mais afetados com a proibição de venda de bebidas para menores, mas espera um pouco ela já existe, mas muitos comerciantes nem sabem disso ou não estão nem ai para isso, eles querem é vender e não se importam se um menor que eles lhe venderam bebida pegue o volante e atropele seu filho ou filha, que ainda no estabelecimento entrem em uma briga movidos pelo álcool e possam até ir contra sua própria vida, emfim, há várias situações, vários fatores a serem levados em consideração aqui, o que importa é que além dos comerciantes terem a noção que não devem vender bebidas a menores, os menores saibam que bebida é para os fracos até mesmo para queles que bebem socialmente, que os pais tenham consciência disso é que possam dar bons exemplos aos filhos, e os fiscalizar mesmo longe de casa, que os adolescentes entendam os malefícios do álcool de uma vez por todas e que como todas as drogas traz prazer momentâneo, a satisfação é curta mas a ressaca é infinita, pois pode levar ao vício e na pior das hipóteses a morte.

Este Post foi escrito ao som de Munford & Sons-Babel.

 

Deixe um comentário

