A VERDADEIRA MORAL DA HISTÓRIA [A Verdade Sobre os Contos de Fadas]

Por Alessandro Silva

A psicologia revela segredos perturbadores escondidos em histórias que nos embalam desde o berço.Inveja, fetiche e sedução são temas adultos-importantes para o amadurecimento infantil-identificados por pesquisadores nas entrelinhas das trajetórias de Branca de Neve,Cinderela,Pinóquio etc.A inocência dos contos de fadas se quebrou…

 

A MAIS BELA DE TODAS

 

 

kristen Stewart viveu Branca de Neve em sua mais recente versão nos cinemas em Branca de Neve e o Caçador.
kristen Stewart viveu Branca de Neve em sua mais recente versão nos cinemas em Branca de Neve e o Caçador.

 

 

Quem pensa que Branca de Neve sempre foi pura e inocente se engana.
Na opinião de psicanalistas que analisaram o conto, a menina cresce para travar uma disputa mortal com a mãe e cai em tentações para se tornar atraente.

FRUTO PROIBIDO

assim como Eva no paraíso Branca de Neve também caiu em tentação e comeu a maçã envenenada.
assim como Eva no paraíso Branca de Neve também caiu em tentação e comeu a maçã envenenada.

A rainha mergulha a maça-símbolo do desejo sexual maduro-em uma calda venenosa e oferece a Branca.
Para não levantar suspeita, divide a maça no meio e come a parte branca.Ao morder a parte vermelha e envenenada, a garota inocente morre, dando lugar á Branca de Neve mulher, pronta para se entregar ao príncipe.

PAIS X FILHOS

Toda mulher um dia assume o papel de bruxa ou fada má graças a velhice.as mulheres não aceitam város métodos para manter a aparência jovem, invejar a beleza das mais novas faz de toda mulher uma madrasta.Assim como pais “garotões” que tentam igualar a força e as proezas sexuais do filho.

“EU VOU,EU VOU…”

Os anões representam o período de latência, quando o desenvolvimento sexual é interrompido e a criança se ocupa com amigos, escola e jogos pré-puberdade.Viver com anões é ideal para a transição, j´´a que eles parecem ao mesmo tempo velhos(nos cabelos brancos)e crianças(no tamanho)-fases em que o sexo está ausente.(O período de latência vai dos 5 aos 10 anos de idade)

PAI FRACO

Como o pai de Branca quase não aparece, a figura paterna é a do caçador.Mas ele é fraco porque,tendo ordens da rainha para matar a protagonista,semente pena e a deixa fugir.É o papel de um homem que se deixa mandar pela mulher e cede ás vontades da filha, não cumprido sua obrigação com nenhuma das duas.

VERMELHO E BRANCO

Na versão dos irmão Grimm, a mãe de Branca de Neve espeta o dedo com uma agulha.Gotas de sangue caem na neve e despertam um desejo:ter uma filha branca e rosada.De repente,ela fica grávida e dá a luz uma menina.Esse trecho prepara a criança para aceitar o sangramento da menstruação e do rompimento do hímen.

ESPELHO,ESPELHO MEU!

Em Espelho,Espelho Meu, Julia Roberts vive a madrasta e como nos contos,não dá para ser jovem e a mais bela para sempre.
Em Espelho,Espelho Meu, Julia Roberts vive a madrasta e como nos contos,não dá para ser jovem e a mais bela para sempre.

Representa o pai que vê a filha crescer e deixa achar sua mulher(a madrasta) a mais bonita,dando início ao conflito entre ela e branca.O espelho também pode ser o amante,que sempre diz o que a amada é a mais formosa.Aos olhos de uma menina, a mãe é a mais linda,mas na adolescência ela se vê com mais bela.

VAIDADE SEM IDADE

Quando pequenas, as meninas sonham em ser como a mãe-usar maquiagem,brincos,saltos e roupas bonitas.O mesmo acontece com Branca que cai nas armadilhas da bruxa acreditando que ficaria mais atraente com o espartilho-que a sufoca-e o cabelo penteado com um pente envenenado.Isso retrata o desejo da adolescente de superar a mãe.

 

Aguardem até os próximos posts sobre o assunto.

Anúncios

2 comentários sobre “A VERDADEIRA MORAL DA HISTÓRIA [A Verdade Sobre os Contos de Fadas]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s