NO BALANÇO DO BUSÃO – CRÔNICAS BUSOLÍSTICAS #14 Spoiler

Por Alessandro Silva @lelesilvapinto

#Crônica #NoBalançoDoBusão #PensoLogoEscrevo

maxresdefault

A novela já foi uma paixão nacional, que reunia a família em frente a Tv todas as noites, hoje em dia nem tanto, mas de tempos em tempos aparece alguma novela que causa grande repercussão entre o povo, gera polêmicas, memes, comentárias de norte a sul do país. Certo dia no balanço do busão, presenciei uma cena que há tempos não me lembrava ver, duas mulheres comentando sobre uma novela, e uma terceira com as antenas ligadas esperando ouvir algo que não saiba, sobre aquele capítulo que ela perdeu, elas discutiam sobre a trama, e eis que uma disse ter lido em um site na internet o que iria acontecer no capítulo que iria ao ar logo naquele dia, a terceira ouvinte logo aguçou mais ainda suas antenas, já a que estava ao lado disse não querer saber para não estragar a emoção de assistir.

Esse momento me fez lembrar de uma estação de rádio que faz isso, ou fazia ao menos, nem sei se ainda faz, não ouço mais rádio, emfim, o locutor dessa rádio revelava as cenas da novela, o que iria ou não acontecer, quase tudo era verdade, lembro-me disso na minha adolescência, hoje em dia não sei se a rádio ainda faz isso, lembro-me que minhas colegas da escola também compravam revistas que também tinha os resumos da semana da novela jovem, o jornal impresso também o fazia, não sei o qual nomeclautura se dava a isso na época, mas hoje em dia se dá o nome de “Spoiler”, do inglês “Spoiler”, do francês “Spôilérr”, do alemão “Das Spoiler”, do italiano “Spooooiler!”, o spoiler sempre existiu, mas com a febre da internet e a cultura pop mais pop do que nunca, ele se tornou um virús que se espalha assustadoramente, mas que ainda muitos não sabem o que é, e o que significa. Spoiler é quando algum site ou alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo. O termo vem do inglês, mais precisamente está relacionado ao verbo “To Spoil”, que significa estragar. Numa tradução livre, spoiler faz referência ao famoso termo “estraga-prazeres”.

O spoiler é mais conhecido como estraga-prazeres, pois ele é aquele indivíduo que conta os finais, ou o que vai ocorrer com determinado personagem em filmes, séries, livros, sem saber se a outra pessoa realmente quer saber. O spoiler não necessariamente precisa contar o fato todo, pode ser qualquer parte de uma fala, texto, imagem ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos. Como tudo na vida tem seus prós e contras a quem defina o spoiler com “estraga prazeres” como a mulher no busão que não quis saber da fofoca da novela, e há os que veem com bons olhos, tudo cabe a interpretação, você saber diferenciar um estraga-prazeres de uma notícia, existem sites especializados em séries e filmes que sempre soltam algum spoiler, mas avisam antes, o famoso “Alerta de Spoiler”.

Saber o final de um fime o impede de assistí-lo caro leitor? Todos sabiam que o Titanic iria afundar, o que não impediu que milhões de pessoas fossem ao cinema ver Leonardo D’Cáprio congelar, não interessa se aquele personagem vai ou não morrer, todos sabem que nas comédias românticas o mocinho vai ficar com a bela moça, o que importa é “como” isso vai acontecer, recentemente saiu nos cinemas um filme que era novela, todos acompanharam a novela capítulo a capítilo, mas ainda assim as salas de cinema lotaram para ver uma história já contada, você baixa e e escuta o disco de seu artista favorito, daí compra ingresso para assistí-lo no show e cantar as mesmas músicas do Cd, a ordem do fator não altera o produto, ou vice versa.

Não interesa se Ned Stark morre na primeira temporada de Game of Thrones, quem leu o livro já sabia, ainda assim não deixou de assistir a série, o meu ponto de vista o spoiler só é prejudicial, seja em livro, série ou filme, se estes forem ruins, ou terem toda narrativa dependente de uma reviravolta, a título de exemplo temos “O Sexto Sentido” o climáx do filme é um só, a reviravolta decisiva (ALEEEEEERTA DE SPOOOOILER)  descobrir que Bruce Willis está morto (o personagem dele), se você conta um fato importante assim sobre a trama a alguém, ai sim você é um estraga-prazer.

Algumas pessoas gostam de saber de tudo, outras preferem conferir determinados fatos diretamente ao ler ou assistir, cabe a você procurar ou evitar o spoiler, pois ele esta por ai, e onde você menos espera uma pessoa solta um spoiler, na academia, na faculdade, ou até no balanço do busão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s