MANIFESTO DE UM SONHADOR [Poema Livre]

Por Alessandro Silva @lelesilvapinto

#PensoLogoEscrevo #EscrevaSe #PoemeSe

download

Sonho que sonha junto se torna realidade,
sonho meu sonhei acordado, doce ilusão.
Se não correr atrás do sonho nada se alcança,
mas o sonho vai de zero a cem em segundos,
pobre eu, a pé com pés descalços, vendo ele passar veloz e furioso.
De sonho bom não se quer acordar,
visto que, em nossa realidade pesadelo é sonhar.

O mundo dos sonhos é maravilha como o de Alice,
a realidade, um pesadelo como de Freddy,
paradoxo cruel,
não da para se viver em algum desses.

Nos livros ou no cinema, sonhar é viver,
Mas não dá pra viver sonhando.
Sonho é como passarinho a buscar um ninho,
mas meu sonho é como a pomba branca da Arca,
sem um galho a pousar, sem porto pra ancorar.

Ta no mundo das nuvens menino? Mamãe me perguntava,
sonhar é mesmo como andar nas nuvens,
mas até um anjo de lá caiu.
Sonhar é como estar em Hogwarts,
viver é tipo Jogos Vorazes.

Menino sonhador um dia fui eu,
em busca do tesouro que eu mesmo enterrei,
menino sonhador homem se fez,
não parou de sonhar, começou a viver,
perdeu a fé, a esperança morreu, o sonho esmoreceu.
O sol dorme, se faz amor, se sonha,
mas ele acorda, brilha,
céu azul lá fora, mas aqui dentro eu chovendo sem parar.

Sonhar é pensar no futuro,
mas não há futuro sem presente.
Dói abrir mão dos sonhos, arranca-se um pedaço da alma,
o ladrão de sonhos não está sentindo os efeitos da crise,
está ceifando, prosperando seu negócio em meio a lama.

Se abre mão dos sonhos para alcançar algo maior,
O que há de ser maior que sonhar?
Quantos feitos da humanidade, quantos Best-seller, ganhadores do Oscar, Hits de sucesso vieram de um sonho?
Um menino foi concebido num sonho, diz a palavra,
“Eu tive um sonho” disse o sonhador Luther King,
Bob sonhou com a paz, “roots rock reggae”,
Zumbi tinha um sonho de liberdade,
Freud explica que “O sonho é a satisfação de que o desejo se realize”,
Dom Quixote sonhava acordado para fugir da realidade.

Não se abre mão dos sonhos,
mas um dia agente acorda pra vida, mas não quer sair da cama,
colocar os pés no chão, enxergar a realidade,
deixar de romantizar a vida perfeita,
o realismo se opõe ao romantismo,
sonhar é ser romântico, viver é realismo?
Realidade verossímil me assombra,
o sonho me acompanha como uma sombra,
as vezes não olho pra ela, mas ela está ali a me acompanhar,
onde quer que eu vá.

O sonho é meu companheiro,
de mim ninguém pode roubar,
mas vou deixá-lo aqui à beira da estrada,
se o mundo realmente dá voltas,
um dia volto pra te buscar…

Deixe um comentário

